O Dia Municipal da Religião de Matriz Africana foi comemorado pelo legislativo feirense em sessãosolene na noite desta sexta-feira (18) com a presença de pais e mães de santo de vários terreiros de Feira de Santana.
A Iaô Altamira Simões do Ilê Axé Alá Dei, representante da Rede de Mulheres Negras do Nordeste e do Fórum da Igualdade Racial de Salvador foi a palestrante da noite. A Iaô parabenizou a luta do povo de santo feirense pela implementação da lei que comemora o dia da religião de matriz africana.
“ Nos vêem com maus olhos pelo nosso culto, por nossas vestes. As nossas vestes nos identificam e muitas vezes a sociedade nos banalizam por causa delas.”
Também fez parte da mesa dos trabalhos a presidente do Núcleo Social Educacional e Social Odungê, Lourdes Santana, e o secretário municipal de cultura Jailton Batista, que na solenidade representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho.
A presidente do Odungé, Lourdes Santana, voltou a cobrar a criação de um departamento para cuidar das questões raciais em âmbito municipal.
Leia também: