O livro “Frades Capuchinhos em Feira de Santana’, de Frei Monteiro, Professora Lucila Ferreira de Pinho e João Marchesini, entre outros aspectos da vinda da Ordem religiosa para esta cidade, conta a história, com fotos e depoimentos, da construção do grande templo que os frades construíram aqui no início da década de 60, a Igreja de Santo Antônio.
O lugar era deserto e rural. A construção do convento e da igreja fez da área de Feira o bairro que é hoje, os Capuchinos. A obra foi planejada e calculada pelo engenheiro João Marchesini, de cujo arquivo é grande parte das fotos do livro.
Em um depoimento no livro, o pecuarista e educador Evandro Oliveira, diz como tomou conhecimento da construção da Igreja localizada na avenida Presidente Dutra:
“Fui aluno de dr. João Marchesini no Instituto Baiano de Ensino, em Salvador. Um dia, ao chegar para dar aula, perguntou se na sala existia alguém de Feira de Santana. Eu me apresentei, e ele falou então sobre a planta da Igreja de Santo Antônio que iria construir para os Frades Capuchinhos”