Dom Zanoni Demettino Castro assume o Arcebispado de Feira de Santana nos próximos dias, em cerimônia oficial provavelmente no mês de setembro, após a aposentadoria canônica do atual arcebispo, dom Itamar Vian no final do mês de agosto.
Itamar veio para Feira em 1995,substituir Dom Silvério. Antes ele era Bispo na Diocese de Barra, na margem do Rio São Francisco.Com Dom Itamar a Diocese tomou um impulso muito grande em todas as áreas da Igreja tornando-se Arquidiocese em 2002 por decreto canônico de João Paulo II.
Um dos grandes ‘saltos’ promovidos por Itamar foi a consolidação da Universidade Teológica, instalada no bairro do Papagaio, onde hoje estão edificados mosteiros, conventos, centros de treinamento e seminários diocesanos de municípios da abrangência da Arquidiocese.
O Arcebispo de Feira é graduado em Comunicação Social, escritor com diversos livros temáticos já publicados, inclusive um sobre a greve de fome do bispo que lhe sucedeu em Barra, dom Cappio.
Mesmo aposentado, Itamar permanece na Arquidiocese, a pedido, segundo revelou, do próprio arcebispo que vai lhe suceder.
Leia também:
Dom Itamar critica bandas que exploram o povo nas Micaretas de Feira de Santana