Há algum tempo atrás , escrevi que estava orgulhoso da minha Princesa do Sertão. Posteriormente, em outro artigo,coloquei a Avenida Getúlio Vargas como uma das mais belas do mundo, comparando-a com a Champs Elysées em Paris, a Broadway em New York e muitas outras.
Atualmente , não sou capaz de continuar afirmando o que escrevi no passado. Nossa Princesa está mais para uma Rainha Velha, totalmente degradada.
Por todo canto que vou , vejo coisas que não agrada a ninguém. Há camelôs por todas as ruas, avenidas e praças do centro da cidade, barracas de alvenaria, lona ou zinco . A feira livre que no passado acontecia aos sábados e às segundas-feiras , hoje , há carros de mão e barracas fixas comercializando todo tipo de produto nas principais vias públicas.
Na foto , há um tabuleiro de mais de quatro metros quadrados em frente ao prédio do antigo Clube Euterpe na Rua Conselheiro Franco, com uma variedade de frutas e verduras para qualquer um ver e comprar.
Na Marechal Deodoro , a rua e as calçadas são tomadas por camelôs e feirantes .Ali , os pedestres se misturam com automóveis, caminhões e carros de mão.O lixo , no final da tarde , é algo incalculável.
Infelizmente , a nossa Princesa do Sertão nos últimos dias está a todo momento no noticiário nacional, porque os ônibus deixaram de circular há , aproximadamente , dez dias e a solução foi liberar o transporte clandestino , institucionalizando -o . Lembrando que a bandeira do inspetor de trânsito era combatê-lo. Dez dias sem os ônibus coletivos , apenas 30% da frota em funcionamento , para amenizar o grave problema.
Nessa mesma semana, aparece, no noticiário nacional , nossa Feira de Santana com a obra da implantação do BRT , que está totalmente fora de propósito .
O governo municipal quer a todo custo colocá-lo na Avenida Getúlio Vargas. Afirma que sem o BRT o chefe de trânsito não consegue organizá-lo. A qualquer dia e hora da semana encontra-se caótico e engarrafado. Imaginem com uma faixa exclusiva de cada lado para passar os ônibus do BRT e quando chegar no viaduto que corta a Avenida de Contorno , vai parar todo o tráfego de veículos , para dar passagem aos ônibus com pouquíssimos passageiros .
O mais grave de tudo isso é que para que o BRT seja implantado na Avenida Getúlio Vargas , será necessário sacrificar dezenas de árvores quase centenárias na única artéria pública arborizada .
Diante de tudo que está acontecendo em nossa cidade, acredito que o prefeito José Ronaldo e sua equipe, secretários com quase dezesseis anos no poder, estejam cansados e desestimulados .Tudo é deixado para depois.
Vejam o Mercado de Arte Popular . Na sua área externa , há uma placa que prevê inauguração para julho/2014. Tudo faz crer que levará mais um ano para ser entregue à população. O Shopping Center Popular é outra polêmica. As vias paralelas à Avenida Contorno foram abandonadas. E se recomeçarem todo o trabalho feito , para nada servirá.A implantação da Zona Azul ainda não saiu do papel.
É necessário fazer uma reengenharia no governo e na cidade.
O trânsito de Feira de Santana necessita com urgência de capacitados engenheiros de tráfego . Não vai adiantar gastar milhões com o BRT , se não tiver técnicos competentes e experientes para fazer a coisa certa. Veja os viadutos. Foram mal planejados e , possivelmente no futuro não muito longe , deverão ser implodidos.
Deve-se fazer a coisa certa, para fazer valer as palavras do Mestre Ruy Barbosa :“Feira de Santana , a Princesa do Sertão”.