O Rio Jacuípe, no município de Feira de Santana é um dos 2.176 rios brasileiros cadastrados no Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos e monitorado pela Rede Hidrometeorológica da Agência Nacional de Águas.
Os dados coletados por uma malha de estações instaladas nas bacias hidrográficas são utilizados para produzir estudos, definir políticas públicas, avaliar a disponibilidade hídrica e, por meio dela, a ANA monitora eventos considerados críticos, como cheias e estiagens, disponibiliza informações para a execução de projetos pela sociedade, identifica o potencial energético, de navegação ou de lazer em um determinado ponto ou ao longo da calha do manancial, levanta as condições dos corpos d’água para atender a projetos de irrigação ou de abastecimento público, entre outros.
O monitoramento hidrometeorológico no Brasil remonta o século 19 pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas – DNOCS e Instituto Nacional de Meteorologia – INMET.
A estação de Feira de Santana fica localizada próxima às ruínas da antiga ponte Rio Branco, na Estrada Velha de Jaguara.(fotos)
Leia também:
Por que a Fazenda Mocó não poder ser o campus da UFRB em Feira de Sant’Anna?