Primeiro editor-chefe do extinto jornal Feira Hoje, que circulou por quase 30 anos na cidade, o jornalista José Carlos Teixeira é o convidado da Secretaria Municipal de Comunicação Social para palestrar no encontro de fim de ano do prefeito José Ronaldo e secretários com os profissionais de imprensa que cobrem as atividades da Prefeitura de Feira de Santana.
Ele vai falar sobre as relações entre a imprensa e o poder. O evento acontecerá neste sábado, 19, às 9h30min, no Centro Comunitário Ederval Falcão, pertencente a Fundação Senhor dos Passos, no bairro Baraúnas.
Nascido em Rui Barbosa, Teixeira chegou a Feira de Santana aos cinco anos. Aqui, cresceu e se formou profissional. Aos 27 anos mudou-se para Salvador. “Desde então, voltei três vezes a trabalhar em Feira”, relembra. Em uma delas, para assumir o cargo de subsecretário de Comunicação da Prefeitura, na segunda gestão do prefeito Colbert Martins.
Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia, Teixeira tem especialização em Marketing Político pela Universidade Católica do Salvador. Mas ele é também licenciado em Estudos Sociais pela Universidade Estadual de Feira de Santana.
Trabalhou nos jornais O Estado de S. Paulo, O Globo, A Tarde e Tribuna da Bahia;; chefiou a redação da TV Educativa da Bahia; dirigiu a redação da sucursal baiana do jornal O Globo; e foi professor do curso de jornalismo da Unibahia. Participou de campanhas políticas em diversos estados brasileiros. Atualmente é editor do site de notícias Bahia Toda Hora e consultor na área de marketing político e eleitoral.
Em uma experiência internacional, atuou nas agências M’Link Angola e Maianga Publicidade; foi consultor da agência de notícias Angola Press, em Angola, país onde também assessorou candidaturas em campanhas eleitorais.