Certas coisas que postam nas redes sociais são tão rasas, tão deturpadas e absurdas que não dá para deixar passar em branco. Essa é uma dessas ocasiões.
Esse truque fotoxópico é uma tremenda distorção. Isso chama-se sofisma, um truque de retórica em que uma coisa ou fato é usada(o) como modelo generalizável e é associado a outro que sendo aparentemente coincidente ao modelo, passa pela tentativa de validação lógica.
Uma análise mais crítica, baseada em discernimento, ou seja, ir ao cerne, demonstra que não há lógica ou similaridade nenhuma entre as duas coisas.
A frase de Benito Mussolini tem na corroboração dos fatos históricos a prova da sua defesa de um Estado fascista, ditatorial, que exerce o mais absoluto controle da esfera pública, inclusive suprimindo direitos fundamentais dos indivíduos, sobretudo a liberdade de organização política e de expressão de qualquer ideologia divergente do aparelho de Estado.
Na frase de José Guimarães, não se coloca a ideologia de mais Estado como um ente totalitário, mas sim um Estado democrático, que elabora e executa mais políticas de proteção social, o que aliás, no março do capitalismo, e da trajetória política do PT, poderia se aproximar de um pensamento social-democrata, ou de projeto de conciliação de classes.
Mas daí a corroborar, inclusive à luz da prática histórica, que o PT ou a esquerda em geral é fascista por querer o Estado mais presente na regulação da economia e promovendo bem-estar social tem uma grande distância.Um abismo, que os ignorantes, ao usarem conceitos e categorias que desconhecem, não conseguem transpor.
Ficam no ridículo.
Por esse raciocínio, os países que hoje tem a melhor qualidade de vida e serviços à população por causa da forte presença do Estado promovendo bem-estar social são fascistas: Finlândia, Noruega, Suécia, Dinamarca, Holanda, pra ficar só nesses.
Não dá pra deixar passar tamanha asneira.
Evandro do Nascimento Silva é Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana. O texto acima foi publicado originalmente no facebook.
por Evandro do Nascimento https://t.co/SeGJrHi8n3
RT @blogdafeira: Reitor da UEFS combate ‘asneira’ nas redes sociais
https://t.co/SeGJrHi8n3
Reitor da UEFS combate ‘asneira’ nas redes sociais
https://t.co/SeGJrHi8n3
RT @blogdafeira: Não dá pra deixar passar tamanha asneira, por Evandro do Nascimento https://t.co/SeGJrHi8n3
Não dá pra deixar passar tamanha asneira, por Evandro do Nascimento https://t.co/SeGJrHi8n3