Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), maior hospital público do interior do estado no atendimento de média e alta complexidade, está completando 32 anos.
Para comemorar a data, a direção da unidade convida a comunidade de Feira de Santana e região, especialmente pacientes, funcionários e ex-funcionários do HGCA para um culto ecumênico, nesta quarta-feira, 9, a partir das 9 horas, no auditório do HGCA.
Várias atividades estão programadas para este dia, tais como apresentação de orquestra, entrega de certificados para funcionários, sessões de Reiki (terapia baseada na canalização da energia através da imposição de mãos) e almoço especial.
Atualmente, o hospital possui 302 leitos e atende aproximadamente 9 mil usuários por mês. Ele é o maior responsável pelos atendimentos de urgência e emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Feira de Santana e mais de 127 municípios pactuados.
História do HGCA – Com o nome de Hospital Regional Clériston Andrade (HRGA), foi inaugurado em 14 de março de 1984, na gestão do governador João Durval Carneiro. O primeiro diretor foi o médico urologista, ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia, José Mendes Neto.
O hospital recebeu o nome do político, morto em um desastre de helicóptero em 1981, e passou a ser reconhecido como Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) após sua evolução estrutural e assistencial.
Na época, a emergência e a pediatria foram abertas em caráter de urgência, por conta de um surto de gastroenterite em Feira de Santana. Em seguida, com novos recursos, foram abertas as demais unidades: Ambulatório, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Materno Infantil.
A unidade hospitalar iniciou os trabalhos com 75 leitos cadastrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse número aumentou gradativamente quando o hospital passou a atender às cidades circunvizinhas, contribuindo com a diminuição da demanda de outras unidades, inclusive as de Salvador.
Atualmente, o hospital possui 302 leitos para atender toda região de Feira de Santana e 127 municípios pactuados, como hospital de referência, atendendo mensalmente uma média de 9 mil usuários.
Hoje, o HGCA conta com uma equipe formada por mais de mil funcionários que atuam nos diversos setores da unidade.
O HGCA é o único hospital escola de Feira de Santana, autorizado como campo de estágios para instituições de nível superior e técnico, e também para Residências Médicas nas áreas básicas (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia).
Desde a inauguração, 26 diretores passaram pelo HGCA. Atualmente, a unidade é dirigida pelo odontólogo José Carlos de Carvalho Pitangueira.
HGCA comemora 32 anos de serviços prestados a Feira e região https://t.co/iw8r9LVbL4