O jornal A Tarde publica hoje uma nota na coluna “Tempo Presente” onde lembra que apenas três municípios da Bahia têm segundo turno nas eleições municipais:a capital Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana.
E encerra a observação com uma frase que bem pode servir como advertência política: Nos três, o jogo é diferente dos outros 414.
Aqui em Feira de Santana esse ‘jogo’ não é ‘jogado’ há exatos 20 anos, quando aconteceu o último segundo turno eleitoral no município.
Naquele ano de 1996 mais de meia dúzia de candidatos disputaram o primeiro turno. Era prefeito o professor José Raimundo de Azevedo que assumira com a renúncia de João Durval para ser candidato a governador em 94.
Em 96 foi o primeiro ano que o atual líder do governo na Assembleia, deputado Zé Neto (PT) candidatou-se a Prefeito. O arquiteto Raimundo Pires foi o candidato do governo de José Raimundo e o então deputado Tarcízio Pimenta, que em 2008 viria a ser eleito Prefeito, tentou naquele ano um ‘vôo solo’ para o Paço Maria Quitéria.
Existiram também os ‘laranjas’, candidatos que seriam estimulados ou patrocinados por outros candidatos visando abalar os adversários.Cristiane Fernandes foi a mais famosa das ‘laranjas’ com a saudação que fazia ao final de cada fala na televisão: “Um beijo, Feira”
Everaldo Soledade, um empresário do ramo de construção civil que fora ‘perseguido’ pelo Fisco Estadual, destacou-se no horário eleitoral de televisão e rádio pela irreverência verbal e performática. Era o homem do ‘preto no branco‘.
O ex-prefeito José Falcão , preterido pelo grupo ‘carlista’, de quem tinha sido candidato derrotado no primeiro turno na eleição anterior (1994), foi o contraponto ao “Candidato de ACM”, o ex-reitor da UEFS, Josué Mello.
Mello conseguiu ser o preferido e o indicado do Senador entre postulantes naturais como José Ronaldo e Jairo Carneiro depois de meses de manobras políticas entre os grupos carlistas de Feira. ACM era um semi-deus.
Em 1997, José Falcão já empossado prefeito pela terceira vez, o cartunista Borega Melo lançou um livro com uma seleção de charges publicadas no diário “Feira Hoje” que conta a história política daquele ano de 1996 em Feira de Santana. As charges publicadas aqui são todas do livro.
municipais de Feira https://t.co/yvc7zxoNVv
José Falcão x Josué Melo
https://t.co/yvc7zxoNVv
RT @blogdafeira: Faz 20 anos que não tem 2º turno nas eleições municipais de Feira https://t.co/yvc7zxoNVv
RT @blogdafeira: Faz 20 anos que não tem 2º turno nas eleições municipais de Feira https://t.co/yvc7zxoNVv
Faz 20 anos que não tem 2º turno nas eleições municipais de Feira https://t.co/yvc7zxoNVv