Se o quadro político atual em Feira de Santana se mantiver até as convenções partidárias, pelo menos 5 candidatos a Prefeito irão enfrentar no primeiro turno o atual prefeito José Ronaldo, do DEM.
A candidatura de Zé Neto (PT), assim como a de Ronaldo, e ao contrário de outras, é uma candidatura irreversível. É o ‘carro-chefe’ do Governo do Estado que esse ano estimulou abertamente o aparecimento de outras candidaturas da ‘base’.
Fernando Torres (|PSD), suplente que assumiu o mandato de deputado federal, é da ‘turma do senador Otto Alencar’. Tem um partido forte e para crescer não há oportunidade maior que essa.
Jairo Carneiro (PP), esse agora é a ‘bola da vez’ no jogo que vai ser jogado até as convenções. O ‘partido é o mesmo do vice governador João Leão e o que dispõe de mais tempo de televisão depois do PT.
Na última eleição (2012) o PP colocou Eliana Boaventura como vice de Zé Neto. Este ano a circunstância é outra e o partido tanto pode se aliar com Torres quanto com Neto.
E se resolver segurar a candidatura de Jairo ficará fortalecida a tese do governador Rui Costa de levar a eleição para um segundo turno com um maior número possível de concorrentes que tenham potencial para tirar votos do ‘campo de Ronaldo” no primeiro turno.
E ainda tem Ângelo Almeida (PSB) nesse ‘time da base’ de Rui Costa. Mas a possível candidatura da senadora Lídice da Mata em Salvador fraturou a autoconfiança que a candidatura exibia. Suplente de deputado estadual com grandes chances de assumir o mandato, ex-vereador egresso do PT e uma liderança em clara ascensão e influência na cidade Angelo tem ainda sinal verde do Governo.
Sidinea Pedreira, do PSOL e Leonardo Pedreira, do PCO apesar dos sobrenomes não têm parentescos mas têm em comum o fato de serem candidatos por dois partidos que não são da ‘base aliada’ do Governo do Estado e estão ideologicamente à esquerda dos demais.
Ambos têm pouco tempo de televisão mas podem surpreender principalmente em determinados segmentos sociais embora, no caso do PSOL, a expectativa eleitoral mais forte fosse com “O Rasta” Jhonatas Monteiro tentando mais uma vez ocupar o Paço Municipal ‘Maria Quitéria’.
Jhônatas deverá ser candidato a vereador.
Leia também:
Prefeito de Feira tem 20 partidos e um ‘exército’ de candidatos a Vereador
está dividida https://t.co/c6jkcmXm7Z
Jairo Carneiro (PP), é a ‘bola da vez’ na política em Feira
https://t.co/1ZlbZOo6Qr
Oposição a Ronaldo em Feira está dividida em 5 ou mais candidaturas https://t.co/c6jkcneWZx
Oposição dividida em 5 ou mais candidaturas https://t.co/c6jkcmXm7Z
Oposição a Ronaldo em Feira está dividida em 5 ou mais candidaturas https://t.co/c6jkcmXm7Z