Ele é ao mesmo tempo um oratório de Nossa Senhora da Purificação, cuja imagem fica no topo, e ‘Marco Zero’ da fundação de Irará, uma das cidades mais conhecidas do interior da Bahia.
“Neste local no século XVIII ergueu-se uma igreja em louvor de Nossa Senhora da Purificação em torno da qual cresceu esta Cidade” mandou escrever em letras barrocas na azulejaria que o reveste o idealizador do monumento, o então prefeito da cidade, Deraldo Campos Portela, em 1966.
Doutor Deraldo, como é conhecido, é médico, tem quase 90 anos e continua clinicando em um consultório próximo à casa onde nasceu e reside. Exerceu apenas um mandato de Prefeito, eleito como candidato único, para pacificar a política administrativa do município cujo território havia sido desmembrado.
Os azulejos que revestem o ‘Marco Zero de Irará’ foram trabalhados pelo artista Lênio Braga, o mesmo que havia feito anos antes os azulejos do painel que encontra-se na Estação Rodoviária de Feira de Santana.
Irará fica próxima a Feira de Santana, cerca de 60km, e chega-se lá por duas estradas. Uma por Santanópolis e outra pelo município de Coração de Maria.
Marco Zero de Irará https://t.co/QYHMunQfem via @BLOGdaFEIRA
Marco Zero de Irará
https://t.co/1bYcFfTaSz via @BLOGdaFEIRA
Marco Zero de Irará foi construído há 50 anos no governo de Doutor Deraldo https://t.co/A6AcFH30hu via @BLOGdaFEIRA
RT @blogdafeira: Marco Zero de Irará
https://t.co/QYHMunQfem via @BLOGdaFEIRA
Marco Zero de Irará
https://t.co/QYHMunQfem via @BLOGdaFEIRA
Marco Zero de Irará foi construído há 50 anos no governo de Doutor Deraldo https://t.co/Fi9dKXU9OC via @BLOGdaFEIRA