SE o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) não levar em frente a inscrição do Centro de Abastecimento de Feira de Santana como um local de práticas do patrimônio cultural imaterial da Bahia a Prefeitura de Feira estará livre e desimpedida para levar em frente a PPP (Parceria Público Privada) com a empresa mineira Uai e construir um shopping utilizando a área do equipamento público mais tradicional da cidade da Feira.
O parecer técnico que tramita no Ipac acerca do tombamento cultural do local foi feito a pedido da Defensoria Pública do Estado da Bahia motivada pelas ameaças e tentativas de expulsão dos ocupantes do setor de produção e comercialização de artesanatos regionais para iniciar a construção do ‘Shopping Popular’.
Em outubro do ano passado no Paço Municipal Maria Quitéria, o prefeito José Ronaldo (DEM) assinou com o empresário Elias Tergilene, do Grupo Uai uma ‘ordem de serviço’ sem data para o início da obra.
Operários contratados pela Prefeitura chegaram a iniciar perfurações em alguns locais, em meio aos boxes de artesanato. Houve, inclusive, conflitos entre comerciantes e prepostos do Governo.
Em uma reunião com empresários na semana passada, o prefeito de Feira, José Ronaldo (DEM) deixou claro que o principal impedimento para o projeto é o processo em tramitação no IPAC.
Mas também deu a entender aos empresários que esse é um dos pleitos que fará (ou já fez?) ao governador Rui Costa (PT) tão logo assuma o quarto mandato como Prefeito da cidade, em janeiro.
SE Rui atender ao pedido…
Enquanto o ‘shopping’ para onde Ronaldo quer transferir os camelôs da Sales Barbosa não sai do papel e da polêmica, a iniciativa privada está concluindo a construção de um a cerca de 100 metros do Centro de Abastecimento, vizinho ao Terminal Central de ônibus urbanos.
‘Shopping’ no Centro de Abastecimento de Feira https://t.co/eWHiY8aCtb via @BLOGdaFEIRA
Parecer do IPAC impede construção de ‘shopping’ no Centro de Abastecimento de https://t.co/j2UYRqsTPi via @BLOGdaFEIRA
RT @janiorego: Parecer do IPAC impede construção de ‘shopping’ no Centro de Abastecimento de Feira https://t.co/PMgFDorE8T via @BLOGdaFEIRA
Parecer do IPAC impede construção de ‘shopping’ no Centro de Abastecimento de Feira https://t.co/PMgFDorE8T via @BLOGdaFEIRA
Parecer do IPAC impede construção de ‘shopping’ no Centro de Abastecimento de Feira https://t.co/Yk6Ocs1fn5 via @BLOGdaFEIRA