O deputado federal Zé Neto (PT) é autor de um projeto para criação de crédito emergencial para a agricultura familiar que tramita na Câmara dos Deputados e deve entrar na pauta de votação ainda esta semana. Mais de 50 deputados assinaram a proposta do deputado feirense.
O projeto concede aos agricultores um limite de crédito de R$ 10.000,00 (dez mil reais) por beneficiário, com carência de um ano e quatro anos para o reembolso, além de um bônus de 50% sobre cada parcela da dívida paga até a data do vencimento e juros de 0,5% ano ano.
Ontem, segunda-feira,8, o deputado realizou uma live nas redes sociais para esclarecer e divulgar o projeto, da qual participaram a sua suplente, Elisângela Araújo e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira, Conceição Borges.
O projeto vem atender as dificuldades dos agricultores nesse momento de pandemia. Conceição Borges relatou, entre outras situações, a questão da grande safra agrícola na região este ano mas sem condições de comercialização, em face da paralisação das festas e eventos onde são vendidos os produtos da economia familiar agrícola.
Sem conseguir estocar a produção, seja pela perecibilidade dos produtos, seja pela falta de capacidade de armazenamento, milhares de pequenos agricultores têm visto suas safras serem perdidas no campo, complementou o deputado.
O projeto de lei de Zé Neto foi apresentado no mês passado e está em análise nas comissão especializadas, devendo ser votada em caráter de urgência.