Em nossa história, nunca houve obrigatoriedade para vacinas. Ainda assim, o Brasil tem o maior e mais bem sucedido programa nacional de imunização gratuita do mundo, explica na página dele no twitter o secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boa.
Não se pode confundir obrigatoriedade de as pessoas serem vacinadas, com obrigatoriedade do governo disponibilizar a vacina para toda a população. São coisas completamente diferentes, alerta ele, num momento em que o debate nacional sobre a vacina contra a Covid19 está se acirrando em todo o país.
Não se pode confundir obrigatoriedade de as pessoas serem vacinadas, com obrigatoriedade do governo disponibilizar a vacina para toda a população. São coisas completamente diferentes.
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) October 27, 2020
O Secretário da Bahia continuou em um terceiro tweet:
Em 1904 o Governo quis tornar obrigatória a vacina contra varíola. O projeto exigia comprovantes de vacinação para a realização de matrículas escolares, obtenção de empregos, viagens, hospedagens e casamentos, além de multas para quem resistisse. Resultado: a Revolta da Vacina.