Desde 2010 que Feira de Santana, através de projeto de lei do então vereador e radialista Frei Cal, foi criado o Dia Municipal da Literatura de Cordel, comemorado todo dia 7 de junho, data de nascimento do cordelista Antonio Alves da Silva, “um dos mais expressivos nomes nesta arte e um dos maiores poetas populares do país”.
Para marcar a data a Câmara Municipal de Vereadores de Feira de Santana convidou o cordelista e folheteiro Jurivaldo Alves a proferir uma palestra nesta terça,8, em sessão extraordinária às 10 horas na sede do poder legislativo. Jurivaldo é proprietário da única banca de cordel existente hoje na cidade, no Mercado de Arte Popular (MAP).
Autor dos mais expressivos da literatura de cordel baiana, o poeta Antonio Alves da Silva publicou mais de cem títulos, boa parte dos quais pela editora Luzeiro de São Paulo. Sua obra reconhecida e premiada tem como traços dominantes as histórias de aventura e as sátiras sociais, como exemplificam os folhetos: “A princesa Jerusa e o gigante da ilha encantada” e “A crise na porta do pobre”.
Antonio Alves morreu aos 85 anos, em 2013, aqui em Feira de Santana.
(2254) Poeta Chico Pedrosa – 6ª Feira do Livro. Feira,Bahia – YouTube