O deputado estadual Angelo Almeida (PSB) cobrou do governador Rui Costa a promessa feita em 2020 de que o Governo do Estado iria pavimentar as estradas que ligam Feira de Santana a duas sedes de distritos rurais de Feira de Santana: Jaguara e Tiquaruçu.
Feira de Santana possui oito distritos rurais e apenas essas duas estradas (a de Jaguara é ligada à Estrada do Feijão, e a de Tiquaruçu à BR-116 Norte) ainda não são pavimentadas.
Ao apresentar a indicação solicitando as melhorias, Angelo lembrou que em reunião em novembro do ano passado com as “classes produtoras” de Feira, o governador prometeu atender a reivindicação.
O distrito de Tiquaruçu fica às margens direita da BR-116 Norte, sentido Feira entroncamento de Tanquinho. Grande parte das pessoas que mora neste distrito se desloca diariamente para trabalhar ou estudar na cidade. Existem linhas regulares de transporte público de passageiros, além de um significativo número de veículos particulares. A distância entre a BR-116 Norte e a sede do distrito que é São Vicente não ultrapassa 9 quilômetros em terreno plano, facilitando a execução da obra e reduzindo os custos da pavimentação asfáltica.
Já o distrito de Jaguara fica às margens direita da BA-052, conhecida como Estrada do Feijão, sentido Feira – Anguera, e o acesso ligando a BA à sede do distrito é de aproximadamente 13 quilômetros.
“Importante evidenciar que a pavimentação do acesso a sede a Jaguara não beneficia somente os moradores da localidade, mas toda região, possibilitando uma importante diminuição no número de veículo que transitam no Anel de Contorno de Feira de Santana, uma vez que Jaguara tem ligação com o município de Tanquinho o que permitirá assim que motoristas possam encurtar a distância entre a BA e a BR-324, nos trechos Tanquinho, Riachão do Jacuípe e outras localidades com a realização da pavimentação deste trecho da obra”, destaca Angelo.
Na foto, a igreja de São Vicente em Tiquaruçu, onde foi batizada a heroína baiana Maria Quitéria.