Roberta Gusmão, do Laticínios Garota (@laticinios.garota), instalado no município de Itambé, está no Festival do Queijo Artesanal da Bahia com uma variedade de queijos de búfala além de outros derivados, como a manteiga e o doce de leite. Esse é apenas um exemplo da pluralidade da produção baiana de queijos artesanais “ricos em microrganismos benéficos à saúde, livres de agrotóxicos e altamente saudáveis”. Roberta ressalta que são queijos com mais proteína, mais ferro, mais cálcio e menos colesterol.
A professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Telma Brito, visitou o festival e ficou entusiasmada. experimentou e adquiriu no festival e ressaltou que vale a pena investir ainda mais na apresentação desses queijos. “É uma produção da agricultura familiar e isso também valoriza muito a perspectiva de qualidade desses produtos”.
O Festival termina neste sábado (21), com o show da banda Fragmentos de Samba, às 14h. O evento, que está na sua primeira edição, acontece no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. Quem visitou o festival nesses dois primeiros dias já teve a oportunidade de conhecer e levar para casa uma diversidade de queijos tradicionais e autorais, feitos com receitas únicas, que refletem a diversidade dos biomas baianos.