
Máquinas, equipamentos e instalações já estão no local onde será construída a Escola Estadual Quilombola da Matinha, em Feira de Santana. A escola foi anunciada, ano passado, pelo governador Jerônimo, na praça do povoado sede do distrito.
Orçada em cerca de 20 milhões de reais, a nova escola era uma aspiração da comunidade há muitos anos. Segundo as especificações, ela terá capacidade para mais de 300 alunos, em tempo integral.
Será uma mega escola, construída em local estratégico, na Estrada da Quixabeira, na confluência de estradas que seguem para os grandes povoados do distrito, como Jacu, Candeal 2, Alecrim Miúdo e Candeia Grossa. Tera 10 salas de aulas, 2 laboratórios , bibliotecas, salas de Grêmio, Administrativos, Biblioteca, pátio coberto, restaurante estudantil, Teatro, quadra poliesportiva, campo de futebol e uma subestação de energia.
A responsável pela execução da obra é a Metro Engenharia e consultoria Ltda e o prazo para o término é de um ano, ou seja, em 2026 as aulas começam.