
Em uma conversa, sábado, à margem do Tanque da Matinha com moradores e lideranças comunitárias daquele distrito rural de Feira de Santana, o prefeito Zé Ronaldo, disse que nesta segunda-feira (hoje) já começa o processo de abertura de licitação para realizar a revitalizacão do local que se constitui num patrimônio histórico e hídrico da comunidade. Por causa do olho d’água, que depois viria se tornar o tanque, escravos fugidos de uma fazenda nas vizinhanças formaram um dos quilombos da região de Feira.
A revitalização do Tanque da Matinha atende a um desejo da comunidade que se intensificou a partir de 2020, quando um dos moradores, Cacau, fez um vídeo alertando para o descaso com o tanque. A partir dali, o movimento cresceu, ao ponto da Prefeitura elaborar um projeto para recuperação, que agora vai se colocado em prática.
Esse é um patrimônio histórico da comunidade. Nos contam que aqui existia uma extensa mata com nascente de água, onde quilombolas encontraram abrigo décadas atrás. O surgimento da Matinha está ligado a esse espaço. Por isso, é nossa responsabilidade preservar essa história com respeito e cuidado, disse o Prefeito.