
Finalmente o Poder Público Municipal resolveu socorrer o prédio secular onde funcionou a Escola Maria Quitéria que encontra-se fechado há cerca de uma década. Aqui no BF reclamamos disso insistentemente (clique) .Construído na intendência de Agostinho Fróes da Mota, o imóvel é uma relíquia histórica-arquitetônica que merece restauro e preservação. Na manhã de hoje (quinta, 17) o prefeito de Feira, Zé Ronaldo, visitou o imóvel e assegurou a restauração e uma nova utilidade: será a sede da Secretaria de Cultura.
Durante um período, foi cedido ao Governo da Bahia, em 2018 o imóvel foi reincorporado ao patrimônio público municipal, o que possibilitará à Prefeitura promover a restauração.
Ao visitar o antigo prédio, acompanhado dos secretários de Cultura, Cristiano Lobo, e de Planejamento, Carlos Brito, além do superintendente da SOMA, João Vianey, o prefeito José Ronaldo reafirmou o compromisso de sua administração em preservar a memória de Feira de Santana, utilizando o imóvel para abrigar a secretaria responsável por promover a cultura na cidade. “Este patrimônio retornou para o Município de Feira de Santana, através de uma ação que fizemos com o Estado” destacou.
Além da reforma do prédio da antiga Escola Maria Quitéria, o prefeito José Ronaldo ainda anunciou que o Governo Municipal também vai promover a reforma da Praça Fróes da Motta, que em seu entorno também abriga o histórico Casarão Fróes da Motta. “Nesta visita, decidimos fazer o trabalho de restauração desse prédio juntamente com a Praça Fróes da Motta e a Praça Nordestino (Dom Pedro II)”, revelou.
fotos: Secom e Arquivo BF