Uma cerimônia, neste sábado, 17, em Santo Amaro, às 9h30, no Salão Nobre da Prefeitura, vai marcar o início das obras de restauração do Mercado Municipal e a requalificação da Feira do Bembé do Mercado.
A cerimônia terá a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, além de autoridades locais, representantes da sociedade civil.
As obras serão realizadas com recursos do Novo PAC com investimento total de R$ 28,5 milhões e serão executadas pela Prefeitura de Santo Amaro e acompanhadas pelo Iphan; o prazo de execução das obras é de dez meses, previsto após Ordem de Serviço.
O termo “bembé” é uma referência ao Candomblé, enquanto “do Mercado” remete ao local onde ocorre a celebração, o Largo do Mercado. O evento é marcado por manifestações como o samba de roda, capoeira e a dança maculelê, em um encontro celebra a ancestralidade africana presentes na cultura baiana
O Bembé do Mercado, registrado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan desde 2019, é considerado o maior candomblé de rua do mundo e ocorre desde 1889, celebrando a ancestralidade africana, com manifestações como samba de roda, capoeira e maculelê.
Considerado o maior candomblé de rua do mundo, o Bembé surgiu em 1889, como uma celebração popular e religiosa da comunidade negra local à abolição da escravatura. Desde então, o evento tem sido realizado de forma ininterrupta, reafirmando a força das tradições afro-brasileiras e a ocupação dos espaços públicos por expressões culturais historicamente marginalizadas.


