A audiência dos fotógrafos lambe-lambe da praça Bernardino Bahia com Zé Ronaldo, para reivindicar a confecção de “quiosques fotográficos”, provocou lembranças políticas no Prefeito de Feira que passou a relatar como ingressou na politica-partidária e a confecção da sua primeira propaganda política da época, um “santinho” com a foto do candidato a vereador, feita por um fotógrafo da Praça do Lambe-Lambe, Seu Manoel de Jesus, do box 35. Foi uma maneira diferente que o Prefeito encontrou de dizer que sabe da importância da atividade e que ela está viva na memória coletiva da população feirense. A citação do nome do antigo colega criou um clima muito favorável, deixando os fotógrafos completamente à vontade.
São cinco profissionais que resistem na praça. A demanda é pouca, mas ainda há muita gente que procura os serviços. Além de Zé Alves, estavam presentes na audiência Erivaldo Conceição, Neusete Almeida, Carlos Assis e Walteni Conceição. Os fotógrafos foram acompanhados também pelo secretário de Cultura, Cristiano Lobo e dois conselheiros municipais de Cultura, Jaitan Alves e Mano Gavazza.
Depois de ouvir as reivindicações, o Prefeito marcou uma reunião deles com o secretário Carlos Brito, na segunda-feira, para juntos com técnicos encontrem um modelo adequado para eles.
O “Político Zero” e o Retrato 3×4 – Fazia apenas sete anos que havia chegado de Paripiranga, trabalhava na Surfeira e já atuava como secretário de partido. Na época, aceitou o desafio de Vavá Machado para completar a chapa de vereadores, mas sem a real intenção de ser candidato.
”Faltando 30 dias para a eleição, me deu um estalo: ‘Meu Deus, eu botei meu nome e vou sair com zero votos. Vou ser conhecido como o político zero‘”, relembrou o prefeito. A reviravolta veio pelas mãos de seu padrinho, Faustino Dias Lima, que ao ver o afilhado pedindo votos com papéis improvisados, deu-lhe um “esporro retado” e exigiu que ele fizesse um “santinho” profissional.
O destino foi a Praça Bernardino Bahia, onde o lendário fotógrafo Seu Manoel de Jesus (Box número 35) operava sua câmera lambe-lambe. “Sentei lá, ele meteu a mão na máquina, botou a cabeça no pano e fez o meu 3×4. Dali fui na gráfica e fiz o santinho azulzinho“, contou.
O resultado foi surpreendente: o jovem candidato obteve 968 votos (811 na sede e 157 nos distritos), ficando a apenas oito votos de se eleger, uma experiência que, disse, mudou os rumos da vida dele. Depois Zé Ronaldo elegeu-se vereador, deputado estadual, federal e está no mandato de Prefeito de Feira pela quinta vez

