O ano exato do século passado em que esse relógio foi instalado na Catedral de Sant’Anna, em Feira, somente uma pesquisa mais apurada no Livro do Tombo da Paróquia poderá determinar, mas a data da fabricação está gravada no ferro fundido da máquina que está fixada no piso de uma das torres: 1912, Bockenem, Alemanha.
Fabricado pela tradicional fábrica de relógios alemã J.F.Weule, (fundada em 1836 e fechada em 1966) ele funciona acoplado a um sino, com cabos de aço e mecanismo para dar cordas.
Há alguns anos um raio atingiu o mostrador do relógio (que fica um pouco acima do piso da torre onde encontra-se o mecanismo) e ele parou de funcionar mas foi logo restaurado por relojoeiro local.
Mas um outro problema ocasionado por uma pintura na torre, há cerca de quatro anos atrás, fez o relógio deixar de trabalhar, nos informa Raimundo Sacristão (Raimundo Carneiro) que administra o templo há mais de 20 anos.
Com os recursos obtidos na festa de Sant’Anna a Paróquia está fazendo uma reforma no telhado. A trepidação provocada pelo tráfego nas cercanias do velho edifício provoca o deslocamento de telhas e ripas.
O conserto do relógio também está dentro das previsões paroquianas, e dentro de alguns dias vamos ouvir novamente as badaladas das horas da Matriz.