“O requeijão produzido nos municípios do entorno de Feira de Santana há muito tempo deixou de ser um produto saudável, pois a falsificação domina a totalidade das unidades produtivas.
Um kg de requeijão era tradicionalmente feito com 10 litros de leite ou algo próximo, a depender da qualidade do próprio leite, que derivava da qualidade das pastagens e/ou ração fornecida às vacas.
Hoje predomina a falsificação:
A Falsificação 1 – Hoje o requeijão está sendo produzido com 4 ou 5 litros de leite, pois estão introduzindo junto à massa do leite coalhado, de 50 a 60% de amido de milho branco, apresentando assim um grotesca falsificação, sem que os seus produtores sejam incomodados por quaisquer fiscalizações;
A Falsificação 2 – Mudaram o critério de fabricação. Antes a massa da coalhada era cozida no leite, mas agora os produtores a cozinham no próprio soro do leite, alterando totalmente a qualidade e o sabor do produto;
A Falsificação 3 – Os produtores estão fritando com óleo de soja a massa do leite misturada com o amido de milho, alterando de forma criminosa a composição do produto que deveria ser totalmente originário do leite.
Como este requeijão é vendido sem embalagem, sem rótulo e sem descrição da sua composição, a falsificação vai se ampliando.
Este produto misturado dar mofo com facilidade, até dentro da geladeira.
Uma certa vez, em um encontro de planejamento de gestão, tentei convencer um Prefeito de um destes municípios vizinhos a colocar na pauta da sua gestão a criação um selo (registrado) do requeijão produzido no seu território, visando assegurar um produto de qualidade e aumentar a renda dos produtores. A ideia não vingou, pois pelo visto, falsificar o tradicional requeijão parece dar mais renda.
Marialvo Barreto, é professor, geógrafo, ex-vereador de Feira e “um consumidor inconformado”.
RT @blogdafeira: Requeijão: produto muito falsificado na região de Feira, diz Marialvo https://t.co/7XgJQrEdD3
Requeijão: produto muito falsificado na região de Feira, diz Marialvo https://t.co/7XgJQrEdD3
região de Feira, diz Marialvo https://t.co/7XgJQrEdD3
na região de Feira, diz Marialvo https://t.co/7XgJQrEdD3