A comunidade do Candeal II, em Feira de Santana, participou da IV Semana da Igualdade Racial. O tema do encontro foi “Pelo tempo feliz da nossa liberdade: O tempo em que todos seremos iguais”, cuja frase foi retirada de um panfleto distribuído na Revolta de Búzios.
A programação ocorre até domingo, 26, quando haverá a III Festa da Cultura.
O evento, realizado através da parceria entre a Associação Comunitária de Desenvolvimento de Candeal e a Associação Cultural João Miúdo, tem o intuito de promover a valorização da identidade negra da comunidade quilombola de Candeal II, bem como o respeito à diversidade cultural e o combate a qualquer forma de discriminação.
“Através deste evento trabalhamos as relações étnicos raciais na comunidade e sua identidade”, reforçou Daiane Pereira, coordenadora geral. Moradora da localidade, ela pontuou algumas características já identificadas na comunidade, que obteve o reconhecimento da Fundação Palmares, em 2017.
“Somos uma comunidade marcada pela resistência, de um povo solidário, além de parentela. Esse clima de solidariedade e de luta fortalece a nossa identidade quilombola”, destacou Daiane.
O Grupo Frutos Quilombola fez uma apresentação musical. É formado por jovens na faixa etária de 6 a 15 anos.
- Por isso tem o Samba na Praça do Tropeiro - 01/11/2025
- Saudades de Meia-Lua - 28/10/2025
- Matuê e a influência dos violeiros repentistas - 23/10/2025

