“Nos dias de hoje todo mundo precisa de um hacker”.
A afirmação é da professora da Faculdade de Educação da UFBA (FACED/UFBA), doutoranda e Mestre em Educação, Karina Menezes, que vai abordar o tema ‘Hacker’ no Polêmicas Contemporâneas desta segunda-feira (6), às 23h, na TVE Bahia.
O termo hacker é comumente atribuído a pessoas que cometem crimes virtuais.A ideia do hacker, apresentado pela ativista, nada tem a ver com esses criminosos digitais.
Os hackers que utilizam seus conhecimentos de forma inadequada são chamados de crackers.Membro de um grupo de pessoas
Na apresentação, Karina explica a divisão conceitual da palavra, que diz respeito ao sujeito que cria e que possui alto conhecimento técnico em alguma área do estudo tecnológico.
Membro de um grupo de pessoa interessadas em usar e compartilhar tecnologia e aprendizado de forma colaborativa, aberta e livre, Karina vai explicar ainda a função dos espaços hackers, locais que congregam pessoas diferentes interessadas em tecnologias no sentido social, como possibilidade de construção de desconstrução humana.
“Hoje em dia nós precisamos de pessoas curiosas, criativas e interessadas na tecnologia, porque a nossa vida tem sido muito condicionada às tecnologias que temos à disposição”, afirma.
A série Polêmicas Contemporâneas é uma realização da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/UFBA), do Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação Brasileira (Diversifica/UFRB) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Acompanhe a TVE nas redes sociais: