Maquetes virtuais exibem como será o futuro Centro de Excelência em Zootecnia do Senar, que está em construção no Parque de Exposições João Martins, onde acontece, até domingo,8, a Expofeira, Exposição Agropecuária de Feira de Santana..
O mega estande da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), na ExpoFeira, além da maquete, apresenta simuladores de realidade virtual e harmonizações com cachaça e vinho, quatro salas de atendimento, auditório, área de convivência, e uma feirinha com os produtos oriundos das propriedades atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar Bahia (ATeG), e salas de entidades parceiras como Senai e Sebrae.Na área externa estão estacionadas duas carretas: a Unidade de Processamento de Alimentos, do Senar Bahia; e do Agro pelo Brasil, do Sistema CNA.
A CNA tem diversas razões para fazer um mega estande na ExpoFeira mas a maior delas é mesmo a construção do Centro de Zootecnia. “O Centro vai ser um espaço muito importante de difusão de conhecimento e tecnologia” disse o presidente da CNA, João Martins da Silva Júnior, feirense, filho do pecuarista que dá nome ao Parque de Feira. Ele fala em grande projeto de “Forrageiras para o Semi-Arido”, ao qual se insere o Centro.
O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, falou que o novo Centro é estratégico. “Feira tem um dos maiores rebanhos de equinos do Brasil. O Centro não só vai suprir essa demanda regional como também será referência nacional”, e expressou a expectativa de inaugurar a escola na ExpoFeira de 2025.
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, agradeceu ao Senar pelo investimento no município. “Somos muito gratos a essa instituição olhar para cá e trazer um equipamento de educação que será o divisor de águas. Há mais de dez anos nenhuma nova indústria se instalou em Feira de Santana, mas produzir alimentos é uma capacidade que nós temos e que o Senar enxergou e cria condições e identifica práticas para difundir conhecimento”.