Os investimentos da Prefeitura de Feira de Santana na saúde pública municipal nos últimos quatro anos foram destaque da coletiva de imprensa virtual realizada na manhã desta quinta-feira (19). O prefeito Colbert Martins Filho, a secretária de Saúde, Cristiane Campos, a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, e coordenadores da pasta participaram do evento, onde foram apresentados dados que evidenciam os avanços no setor. De acordo com o balanço apresentado, a Prefeitura investiu cerca de R$ 1,8 bilhões na saúde municipal, sendo que apenas este ano já foram alocados 527 milhões de reais para a ampliação, modernização e melhorias na rede de saúde.
Na avaliação do prefeito Colbert Martins Filho, os investimentos refletem o compromisso da gestão com a saúde da população. “Nossa prioridade sempre foi oferecer um atendimento de qualidade e humanizado. Esses recursos estão sendo direcionados para ampliar a infraestrutura, modernizar equipamentos e garantir que cada cidadão tenha acesso aos cuidados necessários”, destacou.
A Atenção Primária de Saúde, responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças em suas fases iniciais, foi um dos pilares desse progresso, contabilizando mais de 490 mil atendimentos apenas de janeiro até 13 de setembro deste ano.
“Ampliamos os serviços e as especialidades, especialmente para atender diabéticos e idosos, que são dois grupos com grande demanda. Isso é reflexo de uma gestão focada em resultados e na saúde preventiva“, afirmou a secretária Cristiane Campos.
As duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as sete policlínicas municipais também são destaques, somando mais de 2,2 milhões de atendimentos de urgência e emergência neste ano. Contudo, as UPAs e policlínicas têm enfrentado desafios devido ao alto número de pacientes aguardando transferência para unidades hospitalares, processo regulado pelo Governo do Estado, destacaram os gestores.
Campanha de Vacinação – Em 2024, mais de 300 mil pessoas foram vacinadas contra diversas doenças em Feira de Santana.Nos últimos quatro anos, o número total de vacinados ultrapassou a marca de 2 milhões.A Prefeitura tem intensificado as campanhas de vacinação para garantir a cobertura vacinal da população, especialmente em campanhas sazonais e de imunização de crianças, idosos e grupos de risco.
Combate à Dengue – Feira de Santana registrou uma redução de 92% nos casos de dengue em agosto de 2024.A Prefeitura intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, com a implantação das motos fumacê nas áreas mais críticas.
Modernização com Feira Conectada – O aplicativo Feira Conectada facilita o agendamento de consultas, exames e emissão do cartão SUS.Mais de 314 mil marcações foram realizadas em 2024, otimizando o acesso dos usuários aos serviços especializados de saúde.
Distribuição de Medicamentos – A Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) distribuiu mais de 16 milhões de unidades de medicamentos neste ano.Os medicamentos beneficiaram pacientes com diabetes, hipertensão, transtornos mentais e outros atendidos nas unidades de saúde municipais.
Fotos; Fatima Brandão