Com o tema *“Prevenção é Proteção: Viver sem Violência é um Direito de Meninas e Mulheres”*, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) deu início na última quarta-feira (20) a uma campanha essencial para a conscientização e combate à violência de gênero. A mobilização ocorrerá até o dia 10 de dezembro, envolvendo diversos municípios em atividades que buscam transformar realidades e salvar vidas.
O evento de lançamento acontece, hoje,22, em Serrinha. A programação reunirá lideranças comunitárias, entidades parceiras e representantes da sociedade civil para apresentar a campanha e fortalecer a luta contra a violência de gênero.
Números alarmantes – Dados do Ministério das Mulheres e Cidadania indicam um aumento nas denúncias de violência contra mulheres no primeiro semestre de 2024, com destaque para as mulheres negras, que permanecem como as maiores vítimas. A pesquisa aponta que 86,6% dos casos de violência foram cometidos por homens, sendo a maioria no ambiente familiar.
Além disso, a violência sexual afeta especialmente crianças e adolescentes: 30,4% das vítimas são meninas entre 0 a 9 anos, e 49,6% entre 10 a 14 anos. A negligência e o abuso físico são predominantes em todas as faixas etárias.
A iniciativa abrange mais de 10 municípios e visa construir ambientes mais seguros para meninas e mulheres, promovendo uma sociedade igualitária e livre de violência.