A Orquestra Sinfônica e o Madrigal da UFBA encerram a temporada 2024 com concertos gratuitos nos dias 20 e 21 de dezembro, quando apresentam a Sinfonia No. IX, Op. 125, de Beethoven, uma das mais importantes e mais conhecidas obras da música de concerto, completando agora 200 anos desde a sua estreia. As apresentações acontecem às 19h, na sexta (20) e às 17h no sábado (21), sempre na Reitoria da UFBA, em Salvador.
O encerramento da temporada 2024 é especial não apenas pela sessão dupla protagonizada pelos conjuntos regidos pelos professores José Maurício Brandão e Rafael Garbuio, mas por marcar e finalizar o ciclo de celebrações das sete décadas de cada um dos conjuntos e da Escola de Música da UFBA (EMUS).
A Nona Sinfonia de Beethoven foi a última obra do compositor alemão, e é considerada uma obra-prima da música clássica ocidental. Primeira a unir coro e solistas em uma sinfonia, a peça lançou novos paradigmas para a música de concerto, tornando-se um marco artístico e cultural ao exaltar a paz e a harmonia entre os povos com o seu quarto movimento, intitulado “Ode à alegria”, assim como o poema que lhe deu origem, de Friedrich Schiller.
Comumente associada a grandes momentos históricos ou celebratórios, a apresentação da Nona é, também para a UFBA, uma tradição: as últimas vezes em que a obra foi apresentada ao público foi há 10 e há 20 anos, ocasiões em que que se comemoraram seis e cinco décadas, respectivamente, da criação da EMUS, da Orquestra e do Madrigal da UFBA.