
As eleições de líderes de classe e jovens ouvidores nas escolas estaduais da Bahia acontecea partir do dia 1° de abril. As eleições ocorrerão em duas fases: a Etapa Escolar, de 1º a 18 de abril, e a Etapa Territorial, de 21 a 30 de abril. Na segunda fase, serão escolhidos os cargos de jovem ouvidor, jovem ouvidor adjunto, jovem ouvidor com deficiência, jovem ouvidor do campo, jovem ouvidor indígena, jovem ouvidor quilombola e jovem ouvidor LGBTQIAPN+.
As iniciativas visam fortalecer o protagonismo juvenil, a representatividade de grupos identitários e a gestão democrática nas unidades escolares. Os líderes de classe terão o papel de mediar o diálogo entre alunos e a gestão escolar, promover projetos pedagógicos e participar de conselhos educacionais. O processo eleitoral ocorrerá em quatro etapas, entre março e abril de 2025, com eleições nas turmas, escolas, municípios e territórios de identidade. Além de eleger líderes e vice-líderes, haverá representantes de segmentos específicos, como indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e estudantes do campo.
As eleições para líderes de Ccasse serão realizadas de forma presencial, com a participação de todos os estudantes regularmente matriculados na turma, garantindo a representatividade e a equidade de gênero, étnico-racial e identitária. O processo eleitoral será coordenado por uma comissão formada por membros da comunidade escolar. A participação de estudantes que já ocupem cargos de jovens ouvidores ou que integrem grêmios e entidades estudantis é vedada, visando ampliar a representatividade e a participação de diferentes perfis de estudantes nos espaços de liderança.
A coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima, reforça que o Programa Líderes de Classe, que completa dez anos em 2025, é uma estratégia da SEC para fortalecer o protagonismo estudantil, promovendo empoderamento e participação ativa nas escolas.
As informações detalhadas sobre as eleições estão disponíveis no site oficial da secretaria, através do link www.educacao.ba.gov.br.