O Lago de Sobradinho se encontra hoje com 5,59% do seu volume útil de armazenamento. A previsão de chegada ao volume morto é no final do mês de novembro, quando o nível da água alcançará 5,45 bilhões de metros cúbicos, suficiente para garantir o abastecimento de água para consumo humano por mais 3 meses, até o retorno do período de chuvas.
O diagnóstico emergencial sobre o abastecimento d’água para consumo humano já foi feito nas cidades de Barra, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Paratinga, Pilão Arcado, Rodelas, Remanso, Sento Sé, Serra do Ramalho, Sítio do Mato, Sobradinho e Xique-Xique.
Ontem, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) autorizou o investimento de R$ 529 mil para dar início às ações de apoio a esses municípios localizados às margens do Lago da Barragem de Sobradinho. Os recursos são destinados para a aquisição de equipamentos, identificação de pontos de captação de água e intervenções emergenciais em pequenos sistemas de abastecimento nas sedes principais e seus distritos.