O Mercado de Arte Popular receberá neste sábado, 27, uma programação cultural bastante rica, no penúltimo dia da Semana do Folclore. Capoeira, Maculelê, Bumba Meu Boi, apresentação de quadrilha junina e samba animarão o palco do MAP durante todo o dia. E à noite tem Cantoria-de-Viola com a 42ª edição do Festival de Violeiros do Nordeste.
A programação será iniciada as 10h, com a apresentação do Grupo de Capoeira do Instituto de Arte, Cultura, e Educação Odu Dara. Logo em seguida subirá ao palco o grupo da Ecult para uma apresentação de Maculelê, manifestação cultural oriunda cidade de Santo Amaro da Purificação.
Na sequência será a vez de uma das manifestações culturais mais tradicionais do folclore nordestino, o Bumba Meu Boi e a Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus, do povoado de Areais, no município de Anguera, fará uma apresentação de quadrilha junina.
A tarde a programação continuará com a apresentação do Grupo Sambadores do Nordeste, do distrito da Matinha; além da performance do Grupo Gavinista e Música, com intervenções poeticas, e do Grupo Imobiliária das Artes, que fará adaptações artísticas de Literatura de Cordel.
A partir das 19h, cinco duplas se apresentarão na parte competitiva do 42º Festival de Violeiros do Nordeste. Os cantadores Caboquinho, João Ramos e Bule-Bule farão apresentações especiais durante o evento, tido como um dos mais importantes do nordeste.
Estão confirmadas as presenças de Nadinho e Antônio Maracujá (de Riachão do Jacuípe), Antônio Queiroz (Serrinha) e Leandro Tranquilino (Candeal). Mais Lineu do Açude e Som de Viola (Ipecaetá), Paraíba da Viola (Conceição do Coité) e Davi Pereira (Ichu), Gilberto Alves (Delmiro Gouveia) e Vem-Vem do Nordeste (Canindé do São Francisco).
A dupla pernambucana formada por João Loureço e Luciano Leonel foi a vencedora do 41º edição, realizada no teatro do Cuca (Centro Universitário de Cultura e Arte) no ano passado. O festival de cantadores é parte da Semana do Folclore do Mercado de Arte Popular, que tem o apoio da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Fundação Egberto Costa. A entreda é franca.
No MAP de Feira hoje tem: maculelê, capoeira, bumba-meu-boi e cantoria https://t.co/6spEXcudtk via @BLOGdaFEIRA