Em meio a reluzentes Hiluxes, Toyotas e outros carros de luxo, Zico Sena chegou com sua bicicleta incrementada e uma panela na mão para dar apoio ao protesto que alguns comerciantes de Feira de Santana fizeram nesta terça-feira contra as medidas restritivas para evitar a propagação da Covid19 que já matou quase 500 pessoas no município.
Zico é uma figura popular e folclórica da cidade, aposentado, participa de todos os movimentos de rua que surgem não só em Feira mas em Salvador e “alhures´”.
A presença de Zico, que dança, pula, grita e faz piruetas, amenizou o tédio da manifestação, pontuada por ‘discursos’ feitos por funcionários dos donos dos veículos que, com vidros fumês fechados e ar-condicionado ligados, buzinavam estridentemente defronte ao Paço Municipal.
“Somos todos trabalhadores, aqui não tem uma classe social, somos todos iguais, todos são trabalhadores” , insistia um moço no microfone, fazendo sorrir, discretamente, algumas pessoas que assistiam ao movimento na calçada.
“Eu quero trabalhar, eu não quero que meu patrão me demita”, me disse uma moça montada em uma motocicleta popular que acabou confessando que, “de certa forma fui obrigada a vir, né?”, disse com um sorriso de assediada conformada.
Nenhum líder patronal mostrou a cara. Não discursaram, nem saíram dos seus veículos (se é que estavam lá…) presidentes de Associação Comercial, CDL ou Sindicato do Comércio. A ideia, ficou evidente, foi colocar funcionários na “linha de frente” do protesto para parecer algo ‘popular’ e não elitista como de fato é.
A “doida do covid”, como ficou conhecida a jovem senhora que protagonizou na outra manifestação uma cena de histerismo, gravada em vídeo que viralizou nas redes sociais, não apareceu também…,
E então Zico Sena brilhou, como o símbolo maior de toda aquela alienada manifestação.
Viva Zico Sena!
- Ramos Feirense, intelectual católico de uma época da Feira - 12/12/2024
- Feira, fotos & legendas - 11/12/2024
- Namoro antigo - 02/12/2024
Pelas propagandas em seu Blog já se nota a falta de independência da matéria. Uma lástima.
Parabéns pela matéria competente em suas palavras, trazendo a verdade de como esse movimento foi criado (nos bastidores) e quem está na linha de frente (os empregados).
Ft. Abraço
Por um acaso o Sr estava lá pra olhar dentro de cada carro? Viu quantas pessoas estiveram lá a pé? Sabe da organização dos manifestantes pelo whatsapp? Não sabe, pq não foi convidado a participar, né mesmo? Antes de sair falando asneiras, procure se informar. Só vim ler essa matéria pq achei q tinha algo que salvasse, mas mesmo Zico Sena sendo um cara bacana, vc já começou fracassando pelo título, provando o insucesso desse portal. Aprenda a fazer matéria.