Há 40 anos, setembro de 1982, em plena campanha para as eleições gerais, a última, que aconteceria em novembro, o Poder Legislativo de Feira de Santana instalou-se no antigo prédio da Cadeia Pública onde funciona até hoje, na avenida Visconde do Rio Branco, no centro da cidade.
A legislatura fez apenas a inauguração mas praticamente quem iniciou o uso foi a legislatura seguinte (1983-88). Era presidente Renato Sá Câmara que não foi reeleito.
Apenas três se reelegeram, lembra o advogado Celso Daltro (foto) que foi eleito vereador naquele ano. Celso é o atual presidente municipal do MDB e assessor especial do prefeito Colbert Filho.
Na época eram treze vereadores ao todo. Existe uma placa com o nome deles no hall de entrada.Daqueles vereadores apenas três continuam vivos.São eles:
o cantor e compositor e hoteleiro Beto Pitombo, que mora e trabalha na praia de Imbassahy. Beto nem tentou continuar a carreira politica. Foi o primeiro e único mandato;
Antônio Carlos Daltro Coelho, (Coelhinho),atual presidente da Fundação Egberto Costa;
e Nilton Bellas Vieira, advogado presidente do Instituto Histórico de Feira de Santana.
Em 1982 elegeu-se prefeito José Falcão da Silva para um mandato de 6 (seis) anos, criado pelo governo federal para acabar com as eleições gerais, ou seja, ‘descoincidir’ as duas eleições: estadual e nacional da municipal, como ainda é hoje em dia.
- Bota no leilão da Caixa! - 21/12/2024
- Duplicação do Anel do Contorno, um projeto que a população precisa conhecer melhor - 18/12/2024
- Ramos Feirense, intelectual católico de uma época da Feira - 12/12/2024