Em ano de Olimpíadas estamos assistindo mulheres brasileiras em especial mulheres negras como: Rebeca Andrade na ginástica olímpica ganhar medalhas de prata e bronze, Beatriz Souza no judô ganhar a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olímpiadas de Paris 2024. O esporte tem o poder do encantamento e da união, nos desperta bons sentimentos e boas energias, uma delas é a de união e humanidade. É bonito ver o país ser bem representado, nos dá orgulho e sentimento de pertencimento de território. E em unanimidade torcemos para que nossa (o) representante ocupe posição no podiam mundial. E mesmo que não ganhe entendemos que na próxima será possível. E mais do que ganhar o importante é poder competir, ter condições de estar ali.
Em ano de eleições municipais, vale o questionamento, o que tem feito os representantes políticos para promover e incentivar o esporte no nosso município? Em ano de eleição é preciso indagar o que tem feito os governantes de Feira de Santana para a promoção e incentivo ao esporte? O esporte está sendo agregado à educação? Como estão os projetos políticos para incentivar da criança ao idoso a fazer esportes? Já que o esporte influencia na qualidade de vida, no uso da cidade, motiva as pessoas a usarem os espaços públicos. O esporte ajuda a promover o bem-estar físico e mental, une a população. Os representantes políticos têm se preocupado com essa demanda tão humana e necessária? O índice de doenças mentais como ansiedade e depressão vem crescendo e o esporte é uma alternativa da promoção da qualidade de vida, sim.
Vale lembrar que a cidade de Feira de Santana vem se destacando pelo alto índice de violência, alto número de homicídios sem solução, queremos o combate a violência e para isso é preciso um projeto de humanidade possível onde a educação, o esporte, o transporte, a saúde, o lazer, a moradia digna alcance todos os cidadãos, todos os munícipes, e todas as pessoas que por vontade ou necessidade sejam acolhidas nesta terra altaneira.
Tendo em vista que o esporte assim como a educação são agentes transformadores da sociedade, vale lembrar que é preciso incentivos honestos e responsáveis um projeto sério onde todos independente da religião, da cor, do endereço, e da idade, possa estar presente. Deixo aqui o meu desejo para que os representantes políticos, principalmente aos que serão escolhidos pelo povo na próxima eleição de 2024 pensem, projetem, promovam e coloquem em prática demandas que afetem positivamente a qualidade de vida da população feirense.
Foto: Agência Brasil/2016
Excelentes pontuações!