Esse portão de ferro que dá acesso ao estacionamento interno da Prefeitura de Feira , na avenida Getúlio Vargas, guarda marcas concretas (e pesadas) do medo que dois prefeitos tiveram do prédio ser invadido após manifestações e protestos de estudantes e professores. Sede do Gabinete do Prefeito e algumas secretarias, entre elas a de Comunicação, o edifício foi inaugurado em 1926 e sua arquitetura é tombada pelo Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, que proíbe qualquer alteração estrutural. Mas o portão, certamente, não está sujeito a essa regra de preservação e por isso foi alterado por dois prefeitos: o atual, Colbert Filho e Tarcízio Pimenta que ocupou o cargo de 2009 a 2012.
Em 2009, o carro oficial que conduzia o prefeito Tarcízio Pimenta ficou quase uma hora cercado por um grupo de estudantes numa manifestação defronte à Prefeitura de Feira. No dia seguinte, o então prefeito mandou reforçar o portão com essas chapas de ferro que você vê na foto. Em 2022, após o episódio no Paço , envolvendo vereadores e professores liderados por Marlede Oliveira, presidente da APLB, o prefeito Colbert Filho mandou colocar os vergalhões de ferro para reforçar mais ainda o portão.
Hoje o velho portão pesa toneladas, mas não está livre de sofrer nova intervenção. Vai depender do medo (ou paranóia) do próximo prefeito que ocupar o Paço. Quem dos três que querem ocupar o Paço em 2025 é o mais medroso?
- Abandono da Praça do Tropeiro é parte do plano de desmonte total do Centro de Abastecimento - 29/10/2024
- Zé de Alice - 22/10/2024
- Padre comprou ao irmão a metade da escrava com uma filha - 17/10/2024