Roberto Almeida é tratador do município de Santo Amaro. Na ExpoFeira estão três cavalos da raça Mangalarga Marchador sob os seus cuidados. Essa raça, com a Campolina e Mangalarga Paulista competem nas provas de julgamento.da Exposição Agropecuária de Feira de Santana,.
“Antes de irem à pista, preparamos os animais. Há um cuidado especial: sabão de coco, shampoo específico para cavalos, repelente para evitar mordidas de insetos, além de mantê-los bem alimentados“, diz o tratador.
Jaime Lima divide o cuidado de 22 animais bovinos da raça Nelore com mais dois tratadores, Jaime Lim observa que os animais têm que ter com a aparência sempre bonita e cuidada para estarem nas baias e serem apreciados pelo público da exposição.
Equinos e bovinos são as grandes estrelas na 45ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira). Por trás da beleza e da qualidade destes animais há a dedicação dos tratadores em garantir o bem-estar e o zelo de bois, cavalos e pôneis.
O manejo começa logo cedo e se estende durante todo o dia. Inclui a limpeza de baias e cochos, oferta de ração e feno, exercícios (caminhada) e o banho. A higienização do animal requer cuidados especiais, como uso de shampoo adequado para manter a pelagem alinhada, brilhosa e macia, além de escovação e cuidados com o casco.
No pavilhão dos banhos de animais, estrutura garantida pela Prefeitura de Feira no Parque de Exposição João Martins da Silva, os tratadores se revezam com os animais.
Fotos/Secom