
Um ‘grito de Micareta’, próximo dia 21, um domingo, vai mudar a rotina de São João do Cazumbá com a presença de um grupo feirense que está crescendo no cenário das artes baianas, o Roça Sound.
São João do Cazumbá fica encravado no Centro Industrial do Subaé (CIS), em Feira de Santana, onde está o maior ‘PIB’ do Município mas nunca foi um lugar rico.
Ao contrário.Sua formação e nome próprio estão ligados à ‘história marginal’ da cidade, que é encarnada na figura lendária do quilombola, salteador e líder de bando que viveu no século XIX na região, Lucas da Feira
.
Cazumbá seria uma referência direta ao ‘amigo e compadre’ envolvido na história de Lucas, Zé Cazumbá.
O bairro é majoritariamente formado por negros.
Para a logística do sistema de transporte coletivo de Feira ele é considerado um ‘sub-bairro’ do CIS
Só existe uma entrada e saída de veículos em São João do Cazumbá, que é pela avenida principal do CIS.
Tem uma escola, igreja e a comunidade espera uma creche ‘prometida há muitos anos’.
Leia mais:
Maria Antonieta, a última ‘rezadeira’ do São João do Cazumbá
- Iderval e o romance inacabado e nunca publicado de Dival - 02/04/2026
- Samba não dá confusão não - 28/03/2026
- Ir a evento na CDL da Feira é também ir a museu e galeria de arte - 27/03/2026


