Dois temas ganharam realce e espaços inusitados na campanha eleitoral deste ano em Feira de Santana: os distritos rurais e as bicicletas. Não que eles fossem esquecidos completamente em campanhas anteriores, mas nessa ganharam relevo na abordagem e propostas.
Os distritos sempre foram decisivos eleitoralmente em Feira. O advogado do Banco do Brasil, José Falcão da Silva tornou-se o primeiro prefeito do MDB em Feira de Santana com uma vitória atribuída ao seu trabalho na zona rural, à empatia com a gente do campo, almoçando galinha de quintal, conversando nas sombras das árvores, adotando a linguagem serena e esperta do povo da roça.
Esse ano eles haviam se tornado barris de pólvora de descontentamento que os fizeram ainda mais importantes. A oposição correu para capitalizar essa insatisfação, a situação para remendar o estrago feito pelo abandono.
Uma ou duas gerações de eleitores de Feira nunca haviam ouvido falar tanto nesses lugares. É como olhar e não ver. Eles estão ali próximos, ao seu redor, convivendo com sua rotina, por isso se tornam quase invisíveis.
São José das Itapororocas? ah, onde tem o São João…Humildes? oxi, Humildes é distrito é? Tiquaruçu? como? Jaguara? é um carro…Bonfim? já fui uma lavagem depois fui pra praia…Jaíba? quer dar um nó na minha cabeça, mermão? Ipuaçu? vixe….! Matinha? ô pai, Quixabeira é o samba….!
Distritos rurais e bicicletas (2) – Blog da Feira
Conheça um pouco do distrito da Matinha na Feira de Santana – Blog da Feira
- Ramos Feirense, intelectual católico de uma época da Feira - 12/12/2024
- Feira, fotos & legendas - 11/12/2024
- Namoro antigo - 02/12/2024