
O cantor e compositor Guda Moreno defendeu hoje em entrevista na Rádio Quilombo FM 106,7 Mhz, em Candeal II, Feira de Santana, que seja criada uma disciplina para o ensino do samba-de-roda às crianças nas escolas públicas. O programa também foi transmitido pelo Instagram
Guda, com Dona Chica do Pandeiro e Zezéu, lidera o grupo Quixabeira da Matinha, um dos mais tradicionais da Bahia.
O samba de roda foi o primeiro gênero musical brasileiro a se tornar patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco, em 2005.
Na rádio Guda falou sobre a formação do grupo, sobre estilos de percussão e variantes do samba-de-roda, alem de tocar e cantar.
A Rádio Quilombo é comunitária com forte inserção no distrito da Matinha o que foi percebida pela quantidade de ouvintes que interagiram com o programa que chama-se “Domingo Interativo”, apresentado por José das Virgens e equipe.
Durante a programação da manhã,sob o comando de Dionísio Júnior, o JR, “Os Meninos de Zezéu” da Quixabeira também deram um show de samba.
Toda a programação foi pontuada com histórias, fatos, anedotas e brincadeiras sobre pessoas e lugares do distrito rural.
Guda demonstrou ainda preocupação com a situação dos grupos de samba-de-roda do estado que enfrentam o paradeiro provocado pela pandemia. Ele faz parte da Associação que cadastrou mais de 100 grupos de sambadores e sambadeiras entre o Recôncavo e Sertão baiano.
No próximo domingo, a Rádio anunciou a participação de forrozeiros pé-de-serra, um estilo musical que também tem afinidades com a região.
- Feira só chora e “cuida” depois do leite derramado - 19/02/2025
- Arborização na Lagoa Grande está criando um verdadeiro parque ecológico - 15/02/2025
- Perigosa medicina - 13/02/2025