
Tenho mais horas de bicicleta do que “urubu de vôo.“, brinca o professor Evandro Oliveira, para lembrar na década de 1950, quando da abertura oficial da BR-324 em Feira, ele participou fazendo malabarismos de ciclismo. “Foram várias comemorações nesse dia, eu participei do concurso de malabarismo de ciclismo“.
Evandro foi diretor do Colégio Santanópolis, considerada até hoje como uma instituição de ensino de vanguarda. O Colégio e o Cinema Santanópolis tinham bicicletário.
Seguramente e proporcionalmente, neste período tinha mais ciclistas do que hoje, avalia o professor.Ele considera Feira a Cidade ideal para o ciclismo, topograficamente adequada
“Mas a segurança viária é criminal, são os maiores obstáculos. Os dirigentes, não andam mais de bicicleta, não atentam para a importância”, diz Evandro bem ao estilo que o tornou célebre polêmico levantador de questões e apresentador de soluções. Além do grupo Santanópolis, Evandro foi um dos fundadores da CooperFeira, dirigiu órgãos públicos, é um dos pecuaristas mais bem informados sobre o meio sócio econômico “do gado”, da pecuária bovina.
Evandro Oliveira tem 88 anos. Não esconde idade. Neste domingo, dia do aniversário de Salvador 476 anos, comenta, sempre jovial: há 76 anos, com 12 anos desfilava, tocando caixa, feitas especialmente para mim, com os escoteiros em Salvador comemorando o quarto centenário