
O Samba de Luizinho vem dos carurus de roça no distrito de Ipuaçu. Lá na localidade de Formosa, quando ele aprendeu a tocar um pouquinho, começou a ser chamado para animar, com a sanfona, o samba-de-roda dos carurus da redondeza.
Nas festas rurais foi se aperfeiçoando, numa delas apaixonou-se veio pra Feira com a mulher e aqui tornou-se Luizinho dos 8 Baixos, um dos poucos sanfoneiros da região que não para em nenhuma época do ano, toca forró e samba o ano inteiro.
É ele que TODA SEGUNDA-FEIRA, faça chuva ou sol, a partir do meio-dia, ele e sua trupe, está no Samba na Praça do Tropeiro, um evento que ganha importância no cenário da cultura popular de rua em Feira de Santana
Semana passada, Luizinho com sambadores e frequentadores do Samba das Segundas-Feiras foi recebido pelo prefeito de Feira, Zé Ronaldo, que apoia e reconhece o evento semanal como importante para o desenvolvimento daquele setor do centro da cidade, aonde estão o Shopping Popular e o Centro de Abastecimento.
O Prefeito anunciou uma reforma na praça que inclui modificações para adequar a permanência do Samba da Praça do Tropeiro como evento institucional do Município.
O vereador Marcos Lima, presidente da Câmara vai apresentar o projeto declarando o “acontecimento cultural” das segundas feiras como patrimônio imaterial de utilidade pública de Feira de Santana.
- Samba de Luizinho vem dos carurus de roça no distrito de Ipuaçu - 14/07/2025
- A Dolorosa Viuvez de Bié - 13/07/2025
- Saudades da Barraca de Dó na segunda-feira em Feira de Santana - 13/07/2025