Depois de 23 anos, o Bahia voltou a figurar entre os dez primeiros colocados da Série A Campeonato Brasileiro em 2024. O feito não acontecia desde o remoto 2001, quando a equipe chegou às quartas-de-final – era jogo único – e foi eliminada pelo São Caetano, num empate em 0 a 0, lá em São Paulo. O time do ABC paulista tinha a vantagem do empate, em função da melhor campanha.
Desde então o Bahia viveu uma turbulência impressionante. Chegou a disputar, por duas temporadas, a Série C. Ficou, durante sete longos anos, distante da elite do futebol brasileiro. Mesmo quando subiu, experimentou dois rebaixamentos e, em boa parte das temporadas em que permaneceu na Série A, brigou para não cair .
O oitavo lugar na campanha em 2024 – que culminou com a classificação para a pré-Libertadores, etapa eliminatória que antecede a fase de grupos – foi a melhor em quase um quarto de século. De quebra, garantiu a possibilidade de disputar a pré-Libertadores em 2025, o que não acontecia há 36 anos.
O Bahia viveu seu auge no futebol brasileiro em meados dos anos 1980. Naqueles anos, emplacou boas campanhas em 1985 (7°), 1986 (5°), 1988 (1°) e 1990 (4°). Desde então só reapareceu entre os primeiros em temporadas esporádicas, como em 2001. Pior: passou a flertar, com freqüência, com a Série B.
A chegada do Grupo City reacendeu as esperanças, embora 2023 tenha sido decepcionante, com a equipe escapando do rebaixamento no Brasileiro só na derradeira rodada. Em 2024 faltou um título – Baiano ou do Nordeste – mas a campanha no Brasileiro foi notável, considerando-se o retrospecto do Bahia nas últimas décadas.
Mesmo assim, os histéricos das redes sociais estão insatisfeitos, cobravam o título, no mínimo uma pontuação que garantisse a fase de grupos da Libertadores. Além de só ouvirem as próprias vozes, conhecem pouco de futebol. É bom não duvidar que, logo mais, apareça uma palavra de ordem megalômana:
– O título da Libertadores é obrigação!
- Os trumpistas feirenses - 21/01/2025
- Elon Musk no céu da Feira? - 17/01/2025
- Fatos, fotos & facções - 16/01/2025