Vereadores desvalorizam o Plano e desrespeitam a cultura em Feira

camara de feira de santananananaO surpreendente cancelamento de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Feira de Santana marcada para discutir o Plano Municipal de Cultura, indignou a classe artística da cidade, em especial os membros do Conselho Municipal de Cultura.

O cancelamento foi anunciado em uma nota publicada no site da Câmara onde sequer são alinhadas justificativas para o ato. A nota comunica que a vereadora Eremita Mota que foi oficialmente a proponente da audiência, resolveu cancelar e marcar uma outra data em comum acordo com “as partes interessadas”.

O Plano Municipal de Cultura começou a ser elaborado no início do atual  governo municipal (2013) e enfrentou diversos percalços até chegar à Câmara de Vereadores para ser votado.Depois de elaborado ele passou um tempo na gaveta do Secretário de Cultura e foi necessária uma pressão pública para que o Plano viesse à tona para ser enviado à Câmara pelo Executivo.

O Plano foi uma iniciativa do ex-secretário de Cultura, jornalista Jailton Batista que pediu demissão do cargo. O atual secretário e´o advogado Rafael Cordeiro.

IMG-20160627-WA0023A atitude dos vereadores mostra claramente o desprezo com que a Câmara de Feira trata a questão cultural da cidade. Isso não chega a ser uma novidade. A atual Câmara de Vereadores tem se mostrado  incompetente para cumprir a missão dos poderes a ela atribuídos.

De Paris, onde participou de um evento com música brasileira, o cantor e compositor Tonho Dionorina disse que ficou triste e indignado ao saber do súbito cancelamento. Dionorina é um dos membros do Conselho.

Leia também:

Ministério Púbico denuncia licitações ‘viciadas’ na Câmara de Feira de Santana.

Túnel do BRT de Feira na avenida Maria Quitéria continua em obras

tunel

O túnel ou trincheira da avenida Maria Quitéria. A foto é do arquiteto Jairo Cedraz

Até o próximo dia 30 as duas vias da avenida Getúlio Vargas deverão ser abertas ao tráfego de veículos e pedestres, mas o túnel ou trincheira da avenida Maria Quitéria vai continuar em obras.  Segundo a Prefeitura Municipal de Feira de Santana a abertura da trincheira vai acontecer em 30 de agosto.

As obras fazem parte do projeto de mobilidade urbana para  implantação de um novo sistema de transportes públicos em Feira de Santana, o BRT (bus rapid transit) com investimentos captados na Caixa Econômica Federal .

Leia também:

Túnel do BRT já atingiu o lençol freático da Maria Quitéria

Movimento Unificado contra o BRT é independente de partidos

Junho no Tempo,1980 :Luciano Ribeiro “dedo duro”, por Adilson Simas

luciano ribeiro dsComo acontecia todos os anos, em junho de 1980 o deputado estadual Luciano Ribeiro foi passar os festejos juninos em Santo Estevão, terra da família da esposa Valdna Ribeiro e onde obteve 539 votos nas eleições de 1978, uma votação expressiva na época.

Na noite da fogueira de São João, uma segunda-feira, 23 de junho, ao tentar soltar uma “espada”, queimou gravemente uma das mãos que precisou ser engessada.

De volta a Feira foi cercado pelos correligionários, todos querendo saber os mínimos detalhes do acidente. Luciano concluiu as explicações afirmando com tristeza:

“Existe a possibilidade de um dos meus dedos ficar sem movimento e isso me causa muito temor”.

Entre os interlocutores estava Raimundo Alfaiate, que no passado militou com Luciano no Partido Comunista Brasileiro (PCB), o Pecebão de Carlos Prestes. Raimundo, gozador que residia no Largo dos Eucaliptos, não perdeu a oportunidade:

– É camarada, se isto acontecer, logo vão lhe chamar de ‘dedo duro’…

Adilson Simas é jornalista e escritor.

N.R : Luciano Ribeiro (PMDB) é atualmente o vice-prefeito de Feira de Santana.