Secretário de Cultura de Feira de Santana foi se casar na Itália

jeca totalO secretário municipal de Cultura de Feira de Santana, Rafael Pinto Cordeiro, escolheu uma pequena  cidade italiana da região da Toscana, para realizar seu casamento com Lua Barreto, filha da empresária Ozana Barreto.

O casamento foi noticiado numa coluna social do jornal A Tarde, de Salvador, onde são revelados detalhes da elegante cerimônia feita em um hotel e com a presença apenas de familiares.

Rafael Pinto Cordeiro é advogado e assumiu a Secretaria de Cultura de Feira em substituição ao jornalista Jailton Batista.

Jovens predominam na confecção dos tapetes do Corpus Christi em Feira

IMG_20160526_074421086_HDR

Os tapetes feitos com raspa de madeira, areia e outros materiais coloridos que enfeitam o chão das ruas para a procissão de Corpus Christi em Feira de Santana são feitos, na sua maioria, por jovens das famílias católicas de diversas paróquias, além de seminaristas e estudantes.

Nem as chuvas conseguem atrapalhar a confecção dos tapetes que começa durante a madrugada e se estende até minutos antes de passar o cortejo que sai da Catedral de Sant’Anna e percorre as principais ruas e avenidas do centro histórico da cidade.

Este ano a procissão é presidida pela primeira vez pelo novo arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino.

Feira de Santana comemora os 40 anos da Universidade Estadual

uefs uefsA partir desta segunda-feira, às 19 horas com  uma audiência na Câmara de Vereadores, Feira de Santana  começa a  celebrar os 40 anos da  primeira Universidade implantada no Município.

Também na segunda,   o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) oferece em comemoração à UEFS a exposição “Afro Barroco”, do fotógrafo Jomar Lima,  na Galeria de Arte Carlo Barbosa, e a  mostra “Hansen Bahia – Vida e Obra”,  no Museu Regional de Arte (MRA), com peças dos acervos da Fundação Hansen Bahia e do próprio MRA.

Na terça-feira,  a partir das 19h30, no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs),  o professor, jurista e jornalista Edivaldo Machado Boaventura irá proferir palestra com o tema “Uefs 40 anos“.

Nessa mesma noite, além da apresentação do Coral da Uefs, haverá recital de cordel, apresentações musicais e de dança clássica e a premiação da mostra fotográfica “Uefs 40 anos: patrimônio do povo baiano”.

Como parte das comemorações, vários cursos, palestra e outros eventos acadêmicos vêm sendo realizados ao longo do mês de maio, a exemplo do “Seminário Saúde do Homem: riscos e vulnerabilidade”, promovido pelo Mestrado Profissional em Enfermagem, no Último dia 18; e do curso de Auxiliar de Biblioteca, promovido pela Biblioteca Central Julieta Carteado (BCJC), entre os dias 23 e 25 de maio.

No dia 31, a BCJC também estará realizando a palestra “Digitalizando documentos ameaçados: os livros de notas da Bahia 1664-1889″, a ser proferida pelo professor e pesquisador Urano Andrade, a partir das 9h, no auditório da Biblioteca.

Uma página virtual, intitulada “Uefs 40 anos” (clique aqui), também foi criada na rede social Facebook, para comemorar a data. Veiculada com o intuito de ser um espaço de rememoração da trajetória da Uefs.

Trânsito em Feira modificado hoje para percurso da tocha olímpica

tochaAs intervenções no trânsito urbano por causa da Tocha Olímpica que chega hoje em Feira de Santana começaram desde as 5h  da manhã e  terminam aproximadamente ao meio-dia.

O trânsito que já está confuso em virtude de obras do BRT, deverá ficar mais congestionado. A orientação para o motorista é não deixar o veículo estacionado neste período e a circulação será restringida a partir do momento que se inicia a operação.

As vias que terão a restrição de circulação e estacionamento são as avenidas Presidente Dutra, Maria Quitéria e Senhor dos Passos. Além disso, também sofrerão alterações as ruas Frei Aurelino Grottamare, Felinto Marques Cerqueira, Manoel Alves Pereira, Nilton Vieira Rique, Frei Caneca, Coronel José Pinto, Juarez Távora, Carlos Valadares e a Praça João Pedreira.

37 pessoas vão conduzir a tocha pelas ruas de Feira de Santana.