Preço de terra ‘dispara’ no povoado de São Roque de Jaiba em Feira

São Roque de JaíbaAté pouco mais de 5 anos atrás, o povoado de São Roque de Jaiba, a 15km do centro de Feira de Santana, era apenas um local pitoresco por onde passavam grupos de trilheiros e ciclistas da cidade.

De uns anos para cá a expansão imobiliária daquele setor tornou o povoado mais conhecido e visitado. Mas foi mesmo depois de se tornar  vizinho do sofisticado condomínio da Damha, que São Roque de Jaíba se transformou em um cobiçado local para investimento imobiliário.

Hoje fala-se em preço de tarefa de terra em torno de 30 mil reais, o que há pouco tempo não passava de mais ou menos 1.000 reais.

Igreja de São Roque é do século 19 e está dentro de uma fazenda

DSC01471O Sr. João Lopes tem 102 anos e hoje mora com um dos filhos na cidade de Muritiba. É o proprietário da fazenda e da igreja seculares do povoado de São Roque, no território do  distrito rural de Jaiba, município de Feira de Santana, na Bahia.

Herdou a propriedade de seus antepassados que construíram a igreja entre a ‘casa-grande’ e as casas dos escravos, que transformou-se no casario de telhados baixos e paredes de ‘adobe’ que formam a rua lateral à igreja.

A capela é um orgulho do local.’ Todos sabem da sua importância e a comunidade tem um indisfarçável zelo pelo patrimônio: está sempre bem pintada de branco.

Suas paredes são de adobe e seu interior não tem nenhum requinte como altares de ouro ou tetos de madeira trabalhada.

Mas tem uma riqueza escondida:uma imagem de São Roque, vinda de Portugal, em madeira nobre e adereços de ouro.

Essa imagem saiu diversas vezes na Procissão de Senhora Sant’Anna em Feira de Santana até ser substituida por uma cópia. A original não está também na Igreja, mas guardada em local seguro, é o que todos dizem no povoado.

Poluição do riacho de São Roque vem da Lagoa de Berreca em Feira

DSC01474O povoado de São Roque fica em um local de onde se pode ver as obras de um grande condomínio residencial da construtora Damha.

Entre o histórico povoado e o condomínio está um riacho cuja mata ciliar ainda está praticamente preservada embora a poluição das águas que passam por ali Lagoa de Berreca, Feira, BAseja tão grande que em noites de vento chega-se a sentir a fedentina.

Segundo moradores, a poluição vem da Lagoa de Berreca que recebe o esgoto sanitário do bairro Santo Antônio e adjacências.

Abordagem Policial – A prisão de Prisco foi a maior propaganda eleitoral

“A prisão de Prisco foi a maior propaganda eleitoral que um candidato a deputado poderia ter. Se houve alguma pretensão política na prisão, o tiro saiu pela culatra, pois o maior beneficiado foi o próprio Prisco – apesar de todo o constrangimento e traumas que uma prisão impõe.”.

A análise é do oficial da PM e blogueiro Danillo Ferreira, no Abordagem Policial. Leia o texto completo: clique aqui.

Micareta de Feira – Quixabeira da Matinha faz parceria com DCE da UEFS

QUIXABEIRA_OUTDOOR1O bloco micaretesco do grupo de samba-de-roda “Quixabeira da Matinha” sai mais uma vez este ano no circuito Maneca Ferreira, na Micareta de Feira, que começa na quinta-feira.dia 24.

A ‘Quixabeira’ fez uma parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) que está responsável pela venda de camisas entre os universitários de Feira de Santana.

O grupo de samba-de-roda “Quixabeira da Matinha” é o mais famoso da Bahia, e foi criado pelo falecido sambista “Coleirinho”.